A air fryer é uma fritadeira que não utiliza óleo para assar, fritar e grelhar os alimentos. Além disso, ela é bastante procurada pelas pessoas porque possui praticidade em seu uso.
A partir disso, a air fryer é basicamente um micro forno, então assim como um forno ou uma assadeira, ela também gasta energia.
Dessa forma, surge o seguinte questionamento e, também, a seguinte dúvida: mas afinal, air fryer gasta muita energia? A seguir veremos se ela realmente gasta muita energia.
Qual a média de consumo de energia da fritadeira elétrica?
É importante ter em mente que o consumo de energia da air fryer depende muito do modelo que você tem. Entretanto, o consumo do aparelho é impactado por duas variáveis: a temperatura que está sendo utilizada e a quantidade de alimento que está dentro dela.
A partir disso, quando a temperatura está mais baixa, o consumo de energia é menor. Em contraponto, quando a temperatura está mais alta, o consumo de energia é maior. Vale ressaltar que o gasto de energia varia de acordo com a quantidade que ela é utilizada. Então, ela pode variar de indivíduo para indivíduo, isso porque algumas pessoas utilizam com mais frequência do que as outras.
Então, por exemplo, se você fizer aipim na air fryer e deixar ele por 35 minutos, ele vai consumir em torno de 0.40 KWh, fazendo um cálculo, seria basicamente um gasto de R$0,38 centavos de energia.
Outro exemplo, são os nuggets se você deixar eles por 30 minutos dentro da air fryer é possível que ele consuma em torno de 0.36 KWh, isso daria em torno de 32 centavos de energia.
Com isso, se for fazer uma breve comparação ao forno, é importante deixar claro que a air fryer realmente possui mais benefícios na questão de energia. Isso porque geralmente os fornos eles consomem e gastam mais energia.
Desse modo, a média de consumo da fritadeira elétrica varia. Mas por exemplo, se a air fryer ficar ligada por exatamente 1h o valor gasto em energia seria basicamente de R$1.00, vale ressaltar que é importante estar atento ao preço do quilowatt hora para poder realizar esse cálculo com mais precisão.
O que causa o aumento da energia?
A air fryer liga e desliga, a partir disso o consumo dela é maior quando ela liga. Isso porque quando ela desliga fica somente o ventilador girando, então gasta menos energia. Vale salientar que ela liga e desliga para controlar a temperatura, é o funcionamento natural do aparelho.
Então, quando ela chega em uma determinada temperatura ela desliga o elemento de aquecimento e ele volta a ligar quando essa temperatura cai. Por isso, ela mantém a temperatura que foi ajustada na frente dela.
Desse modo, o que causa o aumento da energia é o tempo de utilização do aparelho. Ou seja, se você usar o aparelho com bastante frequência e diversas vezes ao dia, o consumo de energia vai automaticamente aumentar.
Em contrapartida, se você utilizar o aparelho de forma moderada você não vai consumir tanta energia. Então, o que causa o aumento da energia é exatamente o tempo de utilização dela.
Fritadeira ou forno, qual economiza mais?
Comparando com forno elétrico, assim como na air fryer e forno elétrico tem muitas variáveis que impactam o consumo de energia. A partir disso, no forno o volume importa bastante.
Isso porque na air freyer o volume é menor e por consequência isso não interfere muito no gasto de energia. Em contrapartida, no forno essa é uma viável significativa que realmente importa e faz com que gaste mais energia.
O que pode impactar no consumo diretamente do gasto de energia é se ela for de 30, 50 ou até mesmo 80L. Outro ponto a ser ressaltado, é que os fornos elétricos que não possuem isolamento térmico bom gastam muito mais energia.
Então, para quem quer fazer pouco alimento e quantidade menor vale a pena colocar na air fryer, visto que ela gasta menos energia.
Como economizar energia com a fritadeira?
Visto que a air fryer é diferente do forno, isso porque o forno geralmente consome mais energia. É interessante dizer que a air fryer economiza menos energia do que o forno elétrico, por exemplo.
Isso porque ela gasta menos energia. Mas vale ressaltar que para economizar energia com a fritadeira se torna relevante se atentar a alguns pontos como: o tempo de uso do aparelho.
É exatamente isso que vai definir o gasto de energia que você terá no final do mês. Então, se você utilizar a air fryer poucas vezes no seu dia, na sua semana, no seu mês automaticamente você terá menos gasto.
Entretanto, isso ocorre com o forno também. Mas vale ressaltar que a air fryer ainda assim economiza mais energia do que um forno elétrico devido a suas funcionalidades e variáveis. Então, para economizar energia da fritadeira é importante usar ela de forma moderada, não utilizada com tanta frequência.
Por fim, vale muito a pena adquirir o aparelho visto que ela é excelente para cozinhar diversos alimentos. Além disso, ela não precisa de óleo para cozinhar os alimentos, então automaticamente tem menos gordura.
Leia também: As Melhores Fritadeiras Air Fryer Sem Óleo: Philips, Arno e mais
Conclusão
Visto que a air fryer é uma fritadeira que não precisa do uso de óleo para fritar, assar e nem grelhar os alimentos, ela é parecida com o forno elétrico. Entretanto, ela gasta menos energia que um forno.
Desse modo, o gasto de energia do aparelho está diretamente ligado com o tempo de utilização dela. A partir disso, se a air fryer for utilizada por muito tempo, o gasto de energia será maior, do contrário, será menor.
Então, o gasto de energia dela varia de acordo com o seu uso. Por fim, se você ficou com alguma dúvida sobre air fryer e o gasto de energia que ela consome, deixe nos comentários.
Você pode gostar também
As 8 Melhores Fritadeiras Industriais em 2024: Venâncio, Boni e mais.
As 8 Melhores Fritadeiras Air Fryer Sem Óleo em 2024: Philips, Arno e mais
Air Fryer Midea é Boa? Vale a Pena?
Air Fryer Mondial é Boa? Vale a Pena?
Fritadeira Air Fryer Philco é Boa? Vale a Pena?
Fritadeira Air Fryer Multilaser é Boa? Vale a Pena?
A Redação Cozinha Profissional é formada por Redatores-especialistas em utensílios de cozinha, panelas, eletrodomésticos, suplementos alimentares, culinária e demais temas do universo gastronômico que encantam os nossos leitores.