Início » Panelas » Como Usar a Panela de Pressão Elétrica? 

Como Usar a Panela de Pressão Elétrica? 

Provavelmente, a sua dúvida sobre como usar a panela de pressão elétrica é porque você acabou de comprar uma e isto é muito bom. A outra possibilidade é que você esteja a fim de comprar uma e isto é uma ótima ideia.

Digo isto, pelo fato da panela de pressão elétrica ser um aparelho capaz de gerar muito mais praticidade e segurança durante o preparo dos alimentos. Além disso, é capaz de manter melhor os nutrientes dos alimentos e gera menos ruído do que a panela de pressão comum.

Sem mais delongas, vamos ao ponto sobre como funciona a Panela de Pressão Elétrica e como usar a panela elétrica de pressão.  Além disso, também vamos ver dicas de segurança e o que pode ser feito neste incrível aparelho.

Como Usar a Panela de Pressão Elétrica? 

Como funciona a Panela de Pressão Elétrica? 

A panela de pressão elétrica é dividida em 3 partes. Sendo elas: tampa com válvula na parte superior, cuba no meio e resistência na parte inferior.

A resistência na parte inferior é responsável por aquecer a cuba que está sobre ela, onde ficam armazenados os alimentos. A tampa serve para vedar a cuba, fazendo com que o vapor fique retido entre a cuba e a tampa.

A válvula presente na tampa permite sair uma quantidade muito mínima da pressão. Diante deste processo, o líquido presente dentro da panela de pressão elétrica ultrapassa os 100°, permitindo um cozimento mais uniforme do que na panela de pressão comum.

Como usar a panela de pressão elétrica? 

Agora que já sabemos a maneira como a panela funciona, vamos ao passo a passo de como utilizá-la (lembrando que podem haver alguns detalhes diferentes dependendo de marca e modelo). Confira o processo descrito abaixo:

Ligue o aparelho na tomada

Ligue o aparelho na tomada

Para ligar uma panela de pressão elétrica, normalmente basta ligá-la na tomada e ela já liga automaticamente, pois não tem o botão ligar/desligar. 

Tampe a panela

Tampe a panela

Para fechar a tampa de uma panela de pressão elétrica, normalmente é necessário encaixar a tampa e girar no sentido horário até ouvir um “clik”. Após isso, coloque a válvula que fica em cima da tampa na posição de “pressão”.

Acrescente o alimento e programe a panela

Acrescente o alimento e programe a panela

Com a panela já ligada na tomada, é hora de acrescentar os alimentos e programar a sua panela de pressão elétrica. Para programar a panela, você pode optar por “cozinhar na pressão” logo de cara ou “refogar” primeiramente.

Se você escolher “cozinhar na pressão” logo de cara, como normalmente é feito com feijão, basta escolher esse método e programar a panela no tempo que deseja ou na receita pré-programada compatível com o alimento que você está preparando (se tiver esta receita pré-programada na sua panela, é claro.)

Se você estiver fazendo um alimento, como uma carne por exemplo, você pode colocar a panela no modo “refogar” e adicionar os alimentos. depois que já estiverem refogados, basta tampar a panela e mudar para o modo “cozinhar na pressão” e escolher o tempo.

Abra a panela

Abra a panela

Após terminado o tempo pré-determinado, você tem 2 opções para abrir a panela; uma delas é esperar a liberação da pressão naturalmente, o que irá levar alguns minutos, a outra é mudar a posição da válvula para “liberar pressão” o que fará a pressão ser liberada em questão de poucos segundos. Com a pressão já liberada, basta abrir a panela e retirar a cuba.

Para segurança, gire a válvula com o cabo de uma colher, abra a tampa voltada para longe do seu corpo e pegue a cuba usando luvas de proteção.

Cuidados ao usar a panela de pressão elétrica 

A panela de pressão elétrica oferece muitos mais recursos de segurança do que uma panela de pressão comum. Porém, em alguns casos raros, ainda existe a possibilidade de uma explosão. Por isso, siga as seguintes dicas de segurança antes de ligar a panela:

  • Verifique se a borracha de vedação está presente e não está rachada, trincada ou quebrada;
  • Verifique se a válvula não está entupida;
  • Verifique se a água ou os alimentos não passaram da quantidade máxima permitida.

Após ligar a panela, nunca deixe nada sobre a válvula de pressão e não se esqueça de esperar a panela liberar a pressão naturalmente ou de realizar a liberação manual antes de abrir a tampa. Além disso, lembre dos cuidados na hora de abrir a tampa, conforme foram descritos no final do tópico acima.

O que fazer na panela de pressão?

Qualquer preparo que necessita de água para que possa ser gerado pressão. Nesta lista, temos feijão, carne, frango, frutos do mar, sopa e muito mais. Sem contar que algumas sobremesas como Pudim também podem ser feitas na panela de pressão elétrica.

Vale considerar que tem surgido no mercado algumas panelas de pressão com a função de airfryer, o que também pode permitir diversos outros tipos de preparos.

Leia também: As Melhores Panelas de Pressão Elétricas: Philco, Electrolux e mais

Conclusão 

Viu só? A panela de pressão elétrica é um aparelho super simples de ser usado. Necessitando apenas de que a panela seja ligada na tomada, os alimentos sejam adicionados e ela então seja programada no tempo desejado.

Após programar a panela de pressão elétrica, você fica livre para ir fazer o que quiser, pois ao terminar o preparo, a panela para de cozinhar automaticamente, gerando muito mais praticidade para quem usa.

Se você ainda está com alguma dúvida sobre como usar a panela de pressão ou qualquer coisa relacionada a este aparelho, te convidamos a deixá-las nos comentários.

Não se esqueça das dicas de segurança para evitar problemas. Afinal, um dos maiores interesses em panelas de pressão elétrica é propriamente a segurança. 

Caso esteja preocupado com o gasto de energia, te indico o nosso artigo sobre consumo energético na panela de pressão elétrica.

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *